Diagnóstico Final

Carcinoma lobular


Cortes histológicos da mama revelam proliferação de células epiteliais avolumadas, com núcleos discretamente pleomórficos e aumento da relação nucleocitoplasmática. A cromatina é difusa e nucléolos, ocasionalmente, estão presentes. O padrão morfológico sugere “cancerização” de ductos e ácinos mamários pela neoplasia e as margens cirúrgicas estão comprometidas pela proliferação. O quadro histológico e perfil imuno-histoquímico são compatíveis com cancerização de ductos e ácinos por Carcinoma lobular “in situ”.

Discussão

O câncer de mama continua sendo a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, contabilizando mais de um milhão de casos por ano. Trata-se da principal causa de morte entre esse grupo e sua taxa de incidência continua aumentando em vários países. O carcinoma lobular “in situ” (CLIS) é tipicamente encontrado como uma lesão incidental em biópsias realizadas por outros motivos ou em associação com carcinoma lobular invasivo. Em 70% dos casos, esta neoplasia é multicêntrica e em 30-40%, bilateral. Focos de neoplasia residual são encontrados em 60% das mastectomias realizadas após o diagnóstico de CLIS na biópsia. Microscopicamente, os lóbulos apresentam-se distendidos e preenchidos por células redondas com núcleos normo ou discretamente hipercromáticos. Nos casos típicos, atipia, pleomorfismo, atividade mitótica e necrose são mínimas ou estão ausentes.

Referências

1. Bleiweiss, I. J. Pathology of breast cancer. Wolters Kluwer
2. Gattuso, P. et al. Differential Diagnosis in Surgical Pathology. 2ºed. Sauders/Elsevier, 2010.
3. Rosai and Ackerman's. Surgical Pathology. Elsevier, 10ª ed.
4. Wolfgramm, E. V.; et al. Histological profile and age at diagnosis os breast and ovarian tumors: A register-based study in Espírito Santo, Brazil. Molecular and Clinical Oncology 1: 353-358, 2013.

5. Esserman, L. J.; Joe, B. N. Clinical features, diagnosis, and staging of newly diagnosed breast cancer. Wolters Kluwer.
6. Esserman, L. J.; Joe, B. N. Diagnostic evaluation of women with suspected breast cancer. Wolters Kluwer.