Diagnóstico Final

Paracoccidioidomicose


O exame microscópico de pulmão revela reação granulomatosa com necrose. A orla granulomatosa é composta por histiócitos epitelioides com células gigantes multinucleadas. Há linfócitos e neutrófilos de permeio. Em meio a necrose observam-se, através de colorações especiais, estruturas leveduriformes com gemulação múltipla.

Discussão

Paracoccidioidomicose é uma doença sistêmica com manifestações clínicas de uma doença granulomatosa, causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides spp. Pode apresentar-se nas formas aguda/subaguda e crônica. A forma crônica é a mais frequente, com predomínio no sexo masculino. O exame histopatológico evidencia a parede espessa e birrefringente do fungo, assim como o aspecto típico de multibrotamento na célula-mãe. A coloração pelas técnicas de prata de Gomori/Grocott e de ácido periódico de Shiff é imperiosa nos fragmentos de biópsia tecidual para a visualização do fungo.

Referências

1-PARACOCCIDIOIDOMYCOSIS: CHALLENGES IN THE DEVELOPMENT OF A VACCINE AGAINST AN ENDEMIC MYCOSIS IN THE AMERICAS. Taborda CP, Urán ME, Nosanchuk JD, Travassos LR. Rev Inst Med Trop Sao Paulo. 2015 Sep;57 Suppl 19:21-4. doi: 10.1590/S0036-46652015000700005. Review. 2- Paracoccidioidomicose – Revisão da Literatura. Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 15, n. 4, out./dez. 2005 3- Wanke B, Aidê MA. Capítulo 6 - Paracoccidioidomicose. J Bras Pneumol. 2009;35(12)