A Dermatopathology Survival Kit

Nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro de 2018, o DECIPE (Departamento de Desenvolvimento Científico, Pesquisa e Ensino do CEDAP) promoveu o Seminário de Dermatopatologia com nove horas de palestras e discussões de casos sob a coordenação do Dr. Martin Sangüeza, renomado patologista da Bolívia, presidente da Sociedade Íbero-Latinoamericana de Dermatopatologia e membro da International Society of Dermatopathology. 


Este evento nasceu de uma conversa da Dra. Karina Munhoz com Dr. Martin Sangueza, em LaPaz na Bolívia, quando estiveram juntos em atividades acadêmicas. A Dra. Karina Munhoz é Médica Patologista com diploma internacional em Dermatopatologia, membro do staf do Cedap. “Naquela ocasião, manifestei o interesse de trazê-lo para conhecer Joinville, bem como organizar um evento para reunirmos a Patologia, a Dermatologia e a Dermatopatologia em um único evento, com o propósito de juntarmos nossas experiências e compartilharmos nossas dificuldades”, diz Dra. Karina Munhoz. O Dr. Martin aderiu à idéia de imediato e logo em seguida mais colegas aceitaram o desafio e manifestaram seu interesse em contribuir com o evento. Foram ao todo 30 palestrantes, sendo 3 palestrantes internacionais e grandes nomes nacionais provenientes de vários lugares do país. 

“Entendemos que, nós médicos não podemos trabalhar em uma “ilha”. Muitas vezes é necessário sairmos dos nossos postos de trabalho para discutirmos os casos em conjunto. Somos peças integrantes da mesma engrenagem que deve funcionar em perfeita harmonia. Acreditamos que só assim construiremos diagnósticos mais acurados. E quem ganha com isso? Todos: médicos, colaboradores, pacientes e acima de tudo a sociedade a qual prestamos nossos serviços e a ela devemos dar a nossa resposta.” – completa Dra Karina. 

Nestes dois dias de Seminário foram apresentados e discutidos excelentes casos de correlação clínicopatológica. As sessões de “Casos Difíceis” e de “Casos Extratordinários” tiveram diversidade tanto de casos de lesões tumorais quanto inflamatórias. A grande contribuição dos palestrantes em suas especialidades reafirmou o propósito do evento que se cumpriu interligando os profissionais e aprimorando os diagnósticos Dermatopatológicos. Dra Karina finaliza o evento com a afirmação: “O sucesso alcançado já nos faz pensar em idéias para um segundo evento.”

Fotos do Evento