Busca ativa de pacientes no controle do câncer cervical

Trabalho pioneiro do Laboratório CEDAP no Brasil, foi apresentado por Dra Beatriz Hornburg em Outubro/18 no World Cancer Congress (WCC) da Union International for Cancer control (UICC), em Kuala Lumpur, Malásia e publicado no "Journal of Global Oncology".

O resumo ressalta: "Segundo o Global Cancer Observatory, em 2012, em todo o mundo, estima-se que houve 266.000 mortes por câncer do colo do útero, representando 7,5% de todas as mortes por câncer em mulheres. Os laboratórios de patologia e citopatologia têm um papel muito importante na triagem e no diagnóstico de casos de câncer cervical. Uma porcentagem de pacientes suspeitos ou diagnosticados por câncer do colo do útero será perdida no sistema de saúde sem receber qualquer tipo de tratamento, resultando em morte prematura."

O CEDAP, seguindo os critérios do INCA, realiza a Busca Ativa de pacientes cujo laudo exprime suspeita ou diagnóstico de câncer do colo uterino e que não tiveram retorno de exames ao laboratório no prazo adequado, enviando um alerta ao médico assistente e à paciente para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível. Com essa iniciativa, o CEDAP  contribui ativamente para o controle do câncer na comunidade que atende..